Balenciaga, a série e reflexões de uma revisora de textos

Acabei de assistir a série sobre Balenciaga. Engraçada coincidência, uma serie assim aparecer justamente quando volto a prestar atenção no assunto "moda". Estava até relendo algumas postagens sobre no Reverbera. Engraçado também que reparei no quanto que dá para se ler da vida de alguém apenas com um texto. Talvez porque sejam os meus textos, talvez porque eu trabalhe com isso, mas eu consigo dizer exatamente onde, como e o porquê dos meus problemas (de ontem e de hoje) relendo o que escrevi. Quando eu corrigia redação, eu sabia se era original ou cópia, se o redator estava cansado quando escreveu ou se estava triste. Minha professora de 'Produção de Textos Acadêmicos' já reparara isso em mim e me chamava de "psicóloga de textos". Eu acredito que estou mais para "sensitiva dos textos".

Bem, sobre a série, eu gostei. Muito fiel, ou muito próximo disso, sem todos os clichês de produções biográficas. Uma coisa que sempre afirmei é que, se vivo, Balenciaga, que não gostava de marketing, que foi entrevistado apenas duas vezes, foi pouquíssimo fotografado, não aparecia aos fins dos desfiles, preferia que sua equipe atendesse as clientes, não ia a festas e se incomodava profundamente quando sua vida pessoal virava assunto – ou fofoca – ele odiaria tudo isso que a moda e a Couture se tornaram e, odiaria a atual Balenciaga, sem sombra de dúvidas. 

Alguém que me lê pode pensar "ah mas as coisas têm que se atualizar". Sim, às vezes sim, no que trouxer melhorias, de resto, por vezes é melhor não, e é o caso da atual Balenciaga, com todos os problemas, escândalos criminosos, fora a perda da identidade criada tão meticulosamente, com o controle de cada pormenor que fez a Alta–Costura ser o que é através de Cristóbal Balenciaga. 

Dito isso, assistam a série e fiquem com algumas imagens que catei nos meus antigos blogs. 







01. Famoso Le chou noir, 1967.
02; Noiva em silhueta triangular, 1967.
03; Vestido moldura de ombros, 1952.
04. Presente do estilista a Vreeland.
05; Balenciaga e Carmel Snow, muito bem retratados na série

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

14-15/52